domingo, 15 de novembro de 2009

O conceito Slow Food

Todo mundo sabe a correria que é a vida moderna. As pessoas mal tem tempo de se cumprimentar na rua, vivem numa correria louca, um imediatismo tremendo, numa verdadeira luta contra o relógio - tudo em nome da máxima que diz que tempo é dinheiro.

"Tempo é dinheiro" é a lei que rege o capitalismo. A grande questão é que o proprio capitalismo já se mostrou um sistema falho, assim como os outros sistemas que regeram o mundo e provavelmente os que virão. Acabamos de passar por uma crise no âmbito mundial, países afundaram suas economias em nome do capitalismo.

Então, quanto vale mesmo o seu tempo?

Durante os últimos 3 anos tive a oportunidade de trabalhar 2 vezes em restaurantes situados em Shopping Centers, os templos sagrados do capitalismo. Pessoas apressadas e emburradas se acotovelam, sempre correndo, sempre com pressa, uma agonia danada. É onde o Fast Food reina absoluto. Não existe tempo, ninguém pode esperar.

Não vou aqui falar mal de fulano ou de sicrano. Eu mesmo não resisto em comer de vez em quando um "mac shit" aqui ou acolá. Fast food mesmo. Mas como profissional da área, tenho que pontuar certas coisas e comparar com o que seria ideal - não passo de um sonhador, sempre atrás de um ideal.

No fast food, o tempo é vilão. A comida tem que sair rapidamente. Algum aspecto da comida vai sair sacrificado, seja a qualidade, sejam valores nutricionais. A não ser que seja fast food de saladas vegetarianas. Mesmo assim desconfio.

Uma comida de qualidade inferior não pode ser saboreada, não so sentido pleno da palavra. Na verdade, as pessoas engolem com coca-cola. Nem há o tempo de salivar, dada a pressa. Tudo em prol da vantagem de uma refeição rápida e barata.

Toda esta conversa me fez lembrar da minha infância, logo quando a primeira Mc Donald´s chegou em Salvador. Domingo, após a missa, íamos todos (eu, meus irmãos e meus pais), emperiquitados dos pés à cabeça, comer aquels hamburgueres "maravilhosos". Lembro da sensação da alegria de estar ali, a atmosfera envolvida. Mal sabia eu o que estava comendo. A maioria das pessaoas ainda não sabem.

O CONCEITO "SLOW FOOD"

Desde que mergulhei de cabeça na gastronomia, ouvi falar do slow food. Mas o que vem a ser slow food?

Slow Food é um movimento mundial que vem se opor a toda a correria do mundo atual, contra a necessidade que foi criada de se comer correndo e de tudo que isto acarreta ao ser humano e ao planeta terra.

Segundo o site oficial do Slow Food Brasil ( http://www.slowfoodbrasil.com/ ):

"O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo. O Slow Food segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade(...)"

A responsabilidade que temos que ter com nosso planeta é enorme. Toda a biodiversidade do mundo já está comprometida, dado o aquecimento global e todas suas conseqencias.

Abraço a causa do Slow Food, principalmente porque sua doutrina se encaixa perfeitamente com a realidade do mundo moderno.

Conclamo em medida de urgência todos os novos chefs e amantes da gastronomia da Bahia a conhecer os preceitos do Slow Food e, principalmente, a colocá-los em prática. Assumo que, se isto acontecer em cadeia, se todos os chefes que entrarem no ramo tiverem responsabilidade ecológica, toda uma geração pode mudar de hábitos e de pensamento.

Assim como o sistema capitalismo começou a ruir e abrir espaço para uma nova doutrina sócio econômica, o Fast Food também vai desabar. E uma novo pensamento, mais responsável, mais equilibrado, vai surgir. Cabe a nós, chefes da nova geração, a espalhar aos quatro cantos os novos pensamentos que poderão ser melhores para os nossos filhos e necessários para a sobrevivência do nosso mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário