quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Novos cursos de Gastronomia

Gastronomia se tornou febre no Brasil nas últimas duas décadas. Na Bahia a onda veio estourar mais tarde, mas precisamente na última década, com a ajuda das grandes emissoras de TV, suas novelas e programas.

Na Bahia, esta popularização trouxe muitos benefícios para a classe dos cozinheiros, praticamente desconhecida e desvalorizada. Antes as pessoas iam trabalhar nas cozinhas somente pela FALTA DE OPÇÃO. Sem escolaridade e perspectiva de vida, o indivíduo acabava cainda nas panelas.

Agora o quadro anda se invertendo: pessoas com bom nível de instrução estão se interessando pela gastronomia a ponto de se jogarem de cabeça na profissão.

Por isto, várias faculdades estão abrindo cursos de pseudogastronomia. Sem estrutura física, professores que nunca entraram em uma cozinha e cursos 80% teóricos, mais voltados para administração do que gastronomia em si. E quando levam os alunos para cozinha, ensinam a fazer língua acebolada e bacalhoada. Me poupem.

Óbvio que gastronomia tem a ver com admistração TAMBÉM. Mas quem está começando a se interessar nesta vida, precisa levar um banho de cultura francesa, para entender de onda a gastronomia veio, porque veio, como atingiu os níveis atuais de sofisticação e tecnologia. Não é simplesmente ensinando o cara a montar um restaurante e depois vomitar ele no mercado. Está tudo errado!

Deviam proibir estes caras de colocar Gastronomia no nome do curso, porque não é GASTRONOMIA que eles estão ensinando. Estão ensinando como montar um boteco e boteco qualquer pessoa monta.

Conversando com uma aluna da turma que está se formando em um desses cursos, fiquei extremamente alarmado com o baixo nível de conhecimento em gastronomia. Que diabos andam ensinando a essas pessoas? Ela mesmo me confidenciou que não sabia nada, que não tinha nenhuma perspectiva na área gastronômica.

O fato é que estão vendendo gato por lebre.

A minha opinião para quem está começando nesta área é: saia de Salvador e estude em uma faculdade digna. As faculdades daqui são fracas, desorganizadas e despreparadas.

2 comentários:

  1. como gastronomia virou moda, é comum que abram inúmeras faculdades e, muitas delas, despreparadas.

    ResponderExcluir
  2. Cara, o importante é o talento. Fora isso, todo curso/estudo é válido. o mercado se encarrega de selecionar!

    ResponderExcluir