domingo, 17 de outubro de 2010

Como fazer um molho de tomate delicioso

Existem várias maneiras de fazer um bom molho de tomate. Algumas pessoas preferem o molho ao sugo (molho mais líquido e pouco espesso). Já outras pessoas, como eu, o prefere mais pedaçudo. A principal diferença entre os dois, é que durante a preparação do primeiro molho entra um processador ou um liquidificador, de forma que no final do processo, o molho terá uma consistência completamente liquefeita. Já o segundo molho é mais rústico, com sabores mais definidos e um aroma maravilhoso.

Dicas:

1.Antes de tudo, preste a atenção nos tomates. Eles realmente tem que ser frescos. Um molho de tomate decente tem que ser feito com tomates maduros. Como a maioria das frutas, os tomates só desenvolvem todo seu dulçor quando estão totalmente maduros, vermelhinhos e quase moles. Nesta receita não utilizo extrato de tomate ou outro derivado de tomate. Caso seus tomates não estiverem maduros, um pouco de extrato dará a cor desejada.

2.Muitas pessoas usam azeite extra virgem para fazer o molho. Não faz sentido fritar o alho e a cebola num azeite extra virgem, pois este é fabricado através de um processo a frio e é por isto que é mais caro. Joga-lu numa caçarola quente é um derperdício de dinheiro. Um azeite comum de boa qualidade cumprirá bem a função. Ou até óleo vegetal, como de soja ou milho.

3.Um parmesão diferenciado, faz a diferença. Existem alguns parmesões ralados no mercado que chegam a estragar a comida! Escolha um Grana Padano ou. Pode parecer caro, mas a quantidade que você vai comprar é pequena. O parmesão, assim como o tomate, é rico em glutamato monossódico, o que confere ao alimento o chamado sabor Umami. Este é conhecido como o quinto sabor. O responsável por isto é o ácido glutamico, ou simplesmente glutamato, um aminoácido que estimula específicas células da nossa língua, conferindo ao alimento o sabor delicioso.



Vamos à receita:



10 tomates roma maduros
6 dentes de alho picados
1 cebola grande
3 colheres de sopa de azeite comum
1 xícara de cha de folhas de manjericão picadas
1 colhér de chá de açucar
Sal, pimenta à gosto
100g de queijo parmesão Grana Padano


Método:


Lave os tomates, retire o talo (o "olho") e corte-os grosseiramente em pedaços não muito pequenos. Esquente uma caçarola, adicione o azeite e adicione o alho. O alho entra antes nesta receita, pois acho indispensávei o sabor do alho quase tostado no molho. Frite-o até começar a ganhar cor e adicione a cebola. Coloque uma pitada de sal e o açucar, mexendo até a cebola ficar trasparente. Adicione os tomates picados, tampe a panela, baixe o fogo e deixe-o cozinhar por vinte minutos. Cheque o sabor, adicionando sal, pimenta. Incorpore o manjericão, cozinhe mais 2 minutos. Caso o molho esteja ainda muito ácido, um pouco de açúcar pode ser adicionado.

Este é um molho que não precisa adicionar água, pois os próprios tomates irão desidratar e seus sucos darão uma consistência fantástica e arrancará elogios dos comensais. Escolha a massa desejada, envolva no seu molho à moda do chef Mateus, adicione um pouco de queijo Grana, algumas folhas de manjericão fresco e pronto!

3 comentários:

  1. Teus: estou fazendo o molho agoraaaaa. Depois te conto. Posta mais umas receitinhas ... vai! Bjs, Maninha

    ResponderExcluir
  2. Maninha, quero saber o resultado!
    Beijo e obrigado pela visita! :*

    ResponderExcluir