sábado, 23 de outubro de 2010

Banana Fondant

Esta é uma receita que sempre guardei a 7 chaves. Foi um verdadeiro fenômeno de vendas nos restaurantes por onde passei.

Criei esta receita quando trabalhava como chef do Restaurante Pereira. Uma história interessante é que uma das pessoas a experimentar esta receita foi uma famosa artista de televisão. Naquela mesma madrugada ela e o namorado sofreram um acidente de carro. Espero que não tenha sido por causa da Banana Fondant!

A banana fondant é um bolo de banana servido quente, crocante por fora e cremoso por dentro e ainda é recheado por um brigadeiro de banana da terra com canela.

Uma ótima pedida para os celíacos (pessoas que não podem comer glutem), pois não leva farinha de trigo!

Ingredientes

Bolinho:

1 embalagem de farinha de banana Dona Mari
6 ovos inteiros
150g de açucar
1 favo de baunilha ou uma colher de chá de essencia de baunilha
120g Manteiga

Recheio

1 lata de leite condensado
1 banana da terra bem madura

Método:

Comece pelo recheio. Num processador de alimentos, coloque a banana e o leite condensado e bata até ficar homogêneo. Coloque a mistura numa caçarola e leve ao fogo até adquirir uma consistencia bastante cremosa. Deixe esfriar.

Bata os ovos inteiros com o açúcar e a baunilha, até adquirir uma cor esbranquiçada e bastante aerada (leva mais ou menos uns 12 a 15 minutos). A partir deste momento, utilizo uma espátula de acrílico para misturar os ingredientes. Adiciono a farinha de banana, pouco a pouco e misturo com movimentos suaves. Por último, adiciona a manteiga, misturando suavemente.

Esta é uma sobremesa para ser assada em porções individuais. Unte a forma com manteiga e polvilhe canela. Coloque um pouco da massa, coloque uma bolinha do brigadeiro de banana e cubra com o restante da massa. Assar em forno pré aquecido, no máximo, por 10 minutos.

Servir com sorvete de canela, creme ou gengibre.

Segredo desvendado!

4 comentários:

  1. Essa Banana Fondant é tão gostosa, mas tão gostosa que estou pensando em dar um pulo ai no Haiti só para me deliciar!!! rsrsrs

    Brincadeiras a parte, ela realmente é especial e esta tão bem explicada que vou procurar a farinha de banana só para fazer lá em casa.

    um forte abraço,

    Flávio Pedrosa

    ResponderExcluir
  2. Abraço, Flavio! Obrigado pela visita.
    Estou disponível para qualquer outra dúvida ou qualquer outra dica gastronômica que você precisar!

    ResponderExcluir
  3. Olá chef,
    Já vou à procura da farinha, mas tenho uma pequena dúvida... A temperatura do forno. Sempre asso meus bolos no mínimo (180, 200), mas como essa receita só pode ficar por 10 minutos, não sei se o mínimo seria a temperatura ideal.

    ResponderExcluir