Vamos aqui executar uma receita vegetariana, mas com um sabor que nenhum carnívoro pode botar defeito.
É um prato para ser servido nos dias mais frios. O sabor adocicado e rústico da mandioquinha, também conhecida como batata-baroa, aquece a alma de todos que a desfrutam.
Vale a pena provar!
Você vai precisar de:
- 500g de mandioquinha ou batata-baroa
- 1 cebola média picada em cubinhos bem pequenos
- 4 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de manteiga (quem preferir, pode utilizar azeite de oliva)
- 1 galhinho de tomilho
- 100ml creme de leite fresco
- Sal e pimenta do reino branca à gosto
Método
Lave bem as mandioquinhas, se necessário, escove-as. Coloque as batatas dentro de uma panela grande e coloque água suficiente para cubri-las em três dedos e tampe a panela. Neste primeiro processo não há a necessidade de acrescentar sal. Somente coloque algumas folhinhas de tomilho ou outra erva, para dar sabor às batatas, se assim desejar. Coloque a panela sobre fogo alto até ferver a água, com a panela sempre fechada. Quando ferver, coloque em fogo médio, até as batatas ficarem bastante macias. Para checar o ponto das batatas, enfie um garfo em uma delas e tente tirar da panela. Se a batata "esgorregar" e cair facilmente do garfo, este é o ponto!
Vai outra dica. Dentre as funções da casca da batata, está a de proteger o que há dentro dela. Se você cozinha um legume com casca, tenha certeza que irá perder muito menos nutriente.
Mandioquinha cozida. Sem deixar esfriar, descasque-as. Bata no liquidificador, uma por uma, com a mesma água que utilizou para cozinhá-las, pouco a pouco. Reserve o creme resultado deste processo.
Esquente uma outra caçarola, coloque a manteiga e deixe derreter, até ficar bem quente. Adicione a cebola bem picadinha, os dentes de alho inteiros e "refogue" até a cebola ficar transparente. Adicione o creme de mandioquinha, o creme de leite, umas folhinhas de tomilho, sal e pimenta à gosto e ferva por 5 minutos.
Após servir em uma cumbuca, rale um pouco de queijo ementhal ou até um gorgonzola, sem exagerar, só para dar um toque especial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário