quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Como fazer uma bela bruschetta!

A bruschetta é um tira-gosto de origem italiana muito fácil de ser feita. A receita que irei ensinar hoje é a da deliciosa Bruschetta Napolitana ao Fondue de Queijo.

Nesta versão, você utilizará 8 colheres de sopa do molho de tomate que ensinei a fazer na última publicação, comprovando a versatilidade desta minha receita.


Vamos aos ingredientes:

4 fatias de pão italiano*
8 colheres de sopa do molho de tomate pedaçudo do chef (último post)


Fondue de queijo:

1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de queijo mussarela ralado
1 colher de chá de queijo Grana Padano ralado ou queijo parmesão de boa qualidade
2 colheres de sopa de vinho branco
Sal, pimenta e noz moscada à gosto
1 dente de alho inteiro


Método:


1. Esquente uma caçarola em fogo baixo, com um fio de azeite de oliva. Esfregue bastante o dente de alho inteiro no fundo da panela para que o sabor do alho fique na panela. Retire o alho e coloque o vinho branco, o creme de leite, os queijos e mexa até todo queijo derreter, sempre em fogo baixo. Experimente, ajusto o sal, dê um toque de pimenta do reino e noz moscada. Está pronto o seu Fondue de queijos!

2. Ligue o forno em temperatura quente e deixe esquentar por 10 minutos. Unte uma assadeira com um fio de azeite de oliva, esfregue os pães italiano levemente na assadeira e deixe assar 2 minutos no forno, ou o suficiente para secar um pouco a parte externa do pão. Não desligue o forno!


3. Sob a fatia de pão italiano, coloque duas colheres de sopa caprichadas do molho do tomate. Por cima do molho, coloque uma colher de sopa do fondue de queijos. Um leve toque de queijo parmesão para gratinar. Repita o processo nas 4 fatias, arrume em uma assadeira e leve ao forno quente, para gratinar por 10 min.


Arrume as bruschettas em uma tábua de madeira, enfeite com um raminho de manjericão e sirva acompanhado por um bom azeite de oliva extra virgem... Esta receita arrancará muitos elogios!

2 comentários: