sábado, 23 de outubro de 2010

Como fazer um arroz branco soltinho

Para 2 pessoas! Arroz soltinho, não tem erro. Já vi muita gente se batendo para fazer um arroz. Esta receita é infalível se todos os passos forem seguidos!

Existem muitas variedades de arroz nas prateleiras dos mercados. Nesta receita, sugiro o arroz comum ou até mesmo integral.

1 copo de arroz
2 copos de água morna
1 dente de alho
1 cebola pequena picadinha
Uma colher de chá de manteiga
Sal (se quiser, piementa do reino, 1 folhinha de louro também) à gosto

Método:

Recomendo lavar o arroz em água abundante, assim você elimina o excesso de amido. Neste caso o amido não é bem vindo, pois dará ao arroz uma consistência pegajosa e queremos um arroz soltinho!

Coloque uma caçarola pequena sobre fogo médio, adicione a manteiga até ficar bem quente, sem queimar manteiga. Adcione a cebola e refogue até ficar transparente. Geralmente, é neste momento que coloco o sal. Junte o alho e frite-o levemente. Adicione o arroz e envolva-o todo no alho e cebola. Adicione os dois copos de água morna, aumente o fogo até ferver. Neste momento, coloque em fogo médio, tampe a panela, deixando apenas dois dedos aberta, até a água secar. Não esqueça de provar se tem sal suficiente! Utilizando um palito churrasco ou até mesmo um garfo, cheque se a água secou toda. Desligue o fogo e tampe a panela por 10 minutos para que o arroz termine de cozinhar no vapor.


Mãos à obra!

2 comentários:

  1. Receitas!! rs agora eu aprendo a cozinhar... abraços meu velho!

    Nilton Cardoso

    ResponderExcluir
  2. ahh meu velho! bem vindo ao clube dos aprendizes!

    ResponderExcluir