terça-feira, 27 de outubro de 2009

Temakerias: do BOOM ao XABÚ

Temaki (手巻, lit. rolinhos feito à mão)

Se um japa recém chegado do Japão me parasse na rua e me contasse que lá acarajé virou moda e que está inaugurando uma baiana por esquina, no mínimo eu iria pensar que o gringo tinha pirado o cabeção. E se eu contasse para ele que em Salvador tem mais Temakeria do que baiana de acarajé, ele ia pensar o que de mim?

Salvador, terra do carnaval e comidas regadas à dendê e leite de coco. Cidade mãe do Brasil, terra das baianas do candomblé que lavam escadarias de igreja,terra do sincretismo, onde o mundo se mistura.


Heis que surge a primeira temakeria de salvador. Depois da primeira abriram 200. A comida japonesa já havia caído nas graças do público baiano, mas se mostrava ainda pouco acessível. Até que inventaram a Temakeria, que veio a calhar com o gosto pelo japonês e a questão do custo benefício, pois comida japonesa é cara e pouco servida.

As Temakerias são um sucesso de aceitação do publico, isto é fato. Mas é uma moda, meu amigo e "toda moda sai de moda". Daqui a pouco vão inventar alguma novidade. Das 300 Temakerias existentes vão sobrar 3.

A culinária japonesa é genial. Simples e deliciosa - porém cheia de segredos e detalhes. Não é qualquer temakeria que serve o temaki perfeito. Na maioria dos estabelecimentos que visitei, o arroz estava sem gosto, fora do ponto. Em termos gastronômicos, só 1 ou 2 temakerias prestam, o resto é conversa fiada.

É cada moda que inventam. Só sei mesmo que este grande boom das temakerias não vai resultar em coisa boa. Muita gente está enterrando o dinheiro em uma cova funda. Vai dar xabu, com certeza.

Um comentário:

  1. O mais interessante é que os japoneses inventaram o sushi/temaki para que as pessoas comessem menos e fossem mais saudáveis, aí vem o brasileiro/baiano e inventa o rodízio de sushi e o sushi frito.

    ResponderExcluir