domingo, 18 de agosto de 2013

Reviravolta 2

Aquele ano de 2009 foi um ano particular.

Meses após ser despedido do meu emprego, surgiu a chance de ser Chef em um evento de proporções nacionais. Parecia que a sorte tinha batido na minha porta mais uma vez. 

Fizemos um cardápio lindo e os primeiros dias foram prazerosos. Parecia mesmo que eu ia decolar mais uma vez.

Tudo corria bem, até que fui acordado pela manhã por um telefonema. Do outro lado da linha, a voz desesperada de uma funcionária da empresa que me contratou. Meu coração quase parou. Todo pavilhão onde minha cozinha estava instalada foi consumido por um incêndio durante a madrugada. Centenas de milhares de reais de prejuízo.

Todos apontaram para mim. Claro que foi o chef que deixou o fogão ligado ou qualquer equipamento plugado, causando a tragédia.  E eu tinha certeza que tinha checado tudo 3 vezes. Mas não tinha como argumentar, tudo foi reduzido a cinzas. Era a organização do evento contra mim. Com o conto de David e Golias.

Por 3 horas vivi um dos maiores infernos da minha vida. Aquele fogo parecia também devastar a minha alma.

Liguei para meu irmão, que é advogado e ele tentou me acalmar. A polícia tecnica estava a caminho. Nada mais poderia ser feito.

 Lembro perfeitamente dele me perguntar: "Tem certeza que tudo estava desligado?". Naquele momento, nem eu mesmo acreditava nisto.

A polícia tecnica chegou e rapidamente concluiu que o fogo começou em uma instalação elétrica mal feita. Culpa dos próprios organizadores daquele evento, os mesmos que queriam colocar a culpa em mim. 

Parecia que minha carreira estava acabada. Isto me empurrou ainda mais para o fundo do poço. O que eu iria fazer da minha vida? Não via mais saída...

Mas aí vem mais uma dessas grandes surpresas da vida: a chance de ser Chef  Executivo da OAS,grande empresa de construção civil com várias obras espalhadas pelo mundo.

A proposta era de ir para o Haiti, país mais pobre da América. Não bastasse isto, entre a proposta que me foi feita e minha chegada, houve o  terremoto que matou quase meio milhão de pessoas na capital Port au Prince.

Meu desespero por mudança de vida era tamanho que aceitei a proposta. Não é a toa que meu lema de vida é: onde todos vêem uma dificuldade, eu vejo uma oportunidade.

Era o primeiro passo na reconstrução de minha carreira. Foi aí que levantei forças e economizei dinheiro para estudar no Le Cordon Bleu, bancando sozinho os meus sonhos.

Mas ainda não acabei. Em 48 horas iniciarei um estágio no restaurante número 1 da Austrália. 21o do mundo segundo a mundialmente respeitada publicação inglesa Restaurant.

Parece inacreditável, mas é verdade.





2 comentários:

  1. E eu ainda me lembro daquele menino , que estava desistindo de Direito.. sem ter a menor ideia do que iria fazer , no curso oficina.. e eu meio a batas fritas , coxinha do Gago e domino ele decide ser cheff :)
    Mais uma vez boa sorte e sucesso!
    Marcela

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, minha querida amiga! E também pela visita.

    A minha vida sempre foi assim, cheias de surpresas e reviravoltas :)

    Tempo maravilhoso aquele... Assim como o tempo que ainda virá!

    beijo imenso!

    ResponderExcluir