segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Minha infância em Itapuã




Foi aí que eu nasci, cresci e tive as melhores experiências de minha vida. Aí estão minhas 

memórias gustativas mais primordiais, mais antigas. Dos cajús maduros, os tamarindos e

 mangas pendendo nos galhos, os cocos recém colhidos, os ingás que cresciam em

 ambundantes arbustos e que tínhamos que  atravessar os pés de urtiga e cansanção

 para chegar até os mesmos. O pé de cajá-umbú, que até as folhas apreciávamos e, com

meus primos, naqueles veraneios inesquecíveis, colhia ervas pelo chão e brincávamos de

 fazer chá e comidinha- e o pior é que a gente bebia e era uma delícia! E era naquele 

mundo verde que eu via Valdete (minha mãe preta) catar sangue-lavou, espada de são

 jorge e tantas outras plantas que cresciam livremente, sem que ninguém cuidasse.

Tinham também os pés de licuri, as goiabeiras, os jambeiros, araça-mirím, coco anão,

 pitangueiras, fruta do conde, o pé de acerola... E tenho certeza  que estou

 esquecendo de tantas outras árvores das quais usufruimos das frutas e das sombras. 

Não possso deixae de citar a horta meu pai cultivava com tanto carinho, mesmo nos

 tempos difícieis e no auge da sua debilidade física. 

 É sobre estes pilares que um dia construirei a minha própria gastronomia. 

Bom chegar tão longe para ver que o que há de mais gostoso e importante crescia no 

meu próprio jardim. Rodei o mundo para chegar a esta conclusão.

O que o chef Ben Shewry, do Attica está me mostrando é algo que eu mesmo vivi, mas 

que as crianças que cresceram no meio das selvas de concreto talvez dificilmente

 entenderão.

Um dia, quem sabe, voltarei e brincarei com meus cajús, mangas, tamarindos, goiabas, 

araçá mirins, jambos, sangue-lavou, espada de são jorge, os quiabos do meu pai e suas 

tantas ervinhas. 

Painho, um dia terminarei a horta que a vida não lhe permitiu terminar.

Um comentário:

  1. Que maravilha!!! Eu que vivenciei esta fase de Mateus e que o acompanho nesta sua caminhada, fico muito feliz por vê-lo crescer e vencer pela vontade e firmeza de pensamentos.

    ResponderExcluir